O nosso maior patrimônio está na relação de confiança que estabelecemos com diversos públicos de interesse - nossos clientes, colaboradores, prestadores de serviço e a comunidade em geral. Portanto, é nosso compromisso preservá-lo e retribuir a credibilidade que nos é depositada.
Em nossos relacionamentos refletimos os valores individuais, o conceito de sustentabilidade como o eixo de sua estratégia de negócios e como fator de transformação da sociedade. Através de métodos que garantam a qualidade, produtividade e competividade com responsabilidade e harmonia com o meio ambiente para que possamos estar alinhados aos valores do Grupo Krafoam, fez-se necessária à construção desta Política que constitui um guia para a realização de qualquer ação, um texto de referência para as decisões que tomamos, desde as mais simples até as mais estratégicas.
A Política de Ética, Conduta e Responsabilidade Socioambiental está fundamentada em nossa Missão, Filosofia e Visão de futuro e traz um conjunto de diretrizes e comportamentos esperados que apontem um horizonte para o qual queremos caminhar juntos. A Política define rumos e qualifica as práticas desejadas e mais adequadas, considerando a nossa vocação. Nossas decisões e ações produzem efeitos sobre todos aqueles que mantêm relações conosco. Por este motivo, quero ressaltar o nosso compromisso com as definições contidas na Política e reforçar a disponibilidade da sua liderança e de toda a diretoria para debater o conteúdo e esclarecer suas dúvidas.
Boa leitura!
Maria Cristina Dezopi Cavallaro
Presidente executivo
Esta política objetiva formalizar os padrões adotados referentes ao Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Ética e trazer orientações gerais de conduta a todos os colaboradores, dirigentes, temporários e prestadores de serviços do Grupo Krafoam.
A Política de Ética, Conduta e Responsabilidade Socioambiental, são orientadas e está fundamentada na Missão e na Filosofia Empresarial do Grupo Krafoam.
Em nossos relacionamentos refletimos os valores individuais, o conceito de sustentabilidade como o eixo de sua estratégia de negócios e como fator de transformação da sociedade. Através de métodos que garantam a qualidade, produtividade e competividade com responsabilidade e harmonia como o meio ambiente, assumindo o compromisso com os seguintes princípios:
Manter a liderança Nacional no abastecimento de acolchoamento em Polietileno, atuando na prevenção da poluição, dos impactos ambientais e sociais, da segurança e saúde ocupacional e minimizando os riscos do negocio; Atendimento a requisitos legais e outros requisitos contidos em normas Ambientais, de Saúde, Segurança do Trabalho e Prevenção contra Incêndios e Emergência e os demais requisitos contidos nesta política;
Assumir o compromisso de contribuir com a melhoria da condição humana, articulando colaboradores, comunidades, fornecedores e clientes a não utilizarem trabalho infantil ou forçado, não aplicar praticas disciplinares abusivas, respeitando os direitos de associação sindical e negociação coletiva e eliminado a existência de qualquer tipo de discriminação colaborando com a obtenção de uma sociedade justa em equilíbrio com o ambiente de forma sustentável e solidaria.
Capacitação contínua de seus colaboradores de todos os níveis para o entendimento da importância de atitudes e papel a ser desempenhado quanto à preservação do Meio Ambiente, à Segurança e à Saúde no Trabalho, Ética e Conduta.
Provimento de ferramentas e canais de comunicação entre a Krafoam e partes interessadas, no que se refere a aspectos de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Ética e Conduta.
Colaboradores, dirigentes, funcionários temporários, fornecedores e prestadores de serviços internos da Krafoam.
Assumir postura clara e objetiva em relação aos produtos oferecidos no sentido de garantir qualidade e agilidade com atendimento aos clientes a custos competitivos.
O Grupo Krafoam é o conjunto de pessoas formado por seus colaboradores, dirigentes e prestadores de serviços, que se orienta e se responsabiliza pelos seguintes valores, e papel a ser desempenhado quanto à preservação do meio ambiente, à segurança e à saúde no trabalho, ética e conduta:
A aplicação desta Política não distingue área, nível hierárquico ou tipo de relação com a empresa e objetiva estabelecer os princípios para preservação do meio ambiente, à segurança e à saúde no trabalho, ética e conduta que devem orientar as relações internas e externas.
Os líderes, especialmente pela dedicação do seu tempo, de sua presença, pela sua experiência e, sobretudo, pelo seu exemplo, têm o dever de contribuir para que seus liderados cumpram integralmente esta Política, devendo:
Não colocar em risco a segurança e a integridade do grupo abrangido por esta Política ou da empresa. É fundamental que as atitudes e comportamentos reflitam a integridade pessoal e profissional.
Não ser omisso, nem conivente com atitudes reprováveis. Em caso de dúvidas quanto à conduta e/ou a procedimentos a ser observada ou adotada, buscar orientação com seu superior hierárquico ou a Diretoria.
O cliente satisfeito é um dos fundamentos do Grupo Krafoam. Portanto, é princípio de atuação empresarial servir o cliente, com ênfase na qualidade, na produtividade e na inovação de produtos e serviços, colaborando com a obtenção de uma sociedade justa em equilíbrio com o ambiente de forma sustentável e solidaria.
Os clientes devem ser atendidos com genuíno interesse e eficácia, sendo-lhes oferecidas soluções claras, precisas e transparentes.
Os clientes devem obter respostas, ainda que negativas, às suas solicitações de forma adequada e no prazo esperado.
O Grupo Krafoam respeita seus concorrentes e trabalha pela proteção e desenvolvimento dos mercados em que atua.
Assim, não devem ser feitas declarações verbais ou escritas que possam afetar a imagem dos concorrentes, pois eles devem ser tratados com o respeito com que esperamos ser tratados.
É expressamente proibido fornecer a quaisquer terceiros informações estratégicas do Grupo Krafoam confidenciais ou, sob qualquer outra forma, prejudiciais aos negócios.
O Grupo Krafoam respeita seus prestadores de serviços e trabalha em parceria com eles sempre visando à obtenção de uma sociedade justa em equilíbrio com o ambiente de forma sustentável e solidaria e pelo desenvolvimento dos mercados nos quais atuam.
Assim, não devem ser feitas declarações verbais ou escritas que possam afetar a imagem dos prestadores de serviços ou a eles causar danos financeiros, operacionais ou de outras ordens, e os mesmos se coprometem em atender de maneira integral todo o conteúdo desta Política.
Atendimento a requisitos legais e outros requisitos contidos em normas Ambientais, de Saúde, Segurança do Trabalho e Prevenção contra Incêndios e Emergência e os demais requisitos contidos nesta política;
A conformidade com as leis se estende aos direitos autorais, não sendo permitido utilizar cópias ilegais ou publicações de qualquer gênero para uso pessoal ou profissional na empresa.
Buscar proteger a empresa de ser vítima ou envolvida em atos antiéticos ou ilícitos de qualquer natureza, cooperando na comunicação de suspeitas ao superior imediato ou a Diretoria.
Fraudes praticadas no âmbito da empresa serão tratadas com rigor da Lei.
Os conflitos de interesses ocorrem quando um integrante da empresa influencia ou pode influenciar uma decisão que resulte ou possa resultar em ganho pessoal, direto ou indireto, para si, membros de sua família ou quaisquer terceiros.
Quando um integrante da empresa deixa de cumprir procedimentos descritos pela empresa quanto à prevenção de riscos ambientais e saúde e segurança, pondo em risco as atividades da empresa por um não cumprimento aos requisitos legais.
Constatada a existência de potencial conflito de interesse, os envolvidos deverão antecipadamente informar seu superior imediato para que estabeleça com a Diretoria o ajuste mais adequado para situação.
O voluntariado deve ser praticado em consonância com os valores pessoais, não podendo se confundir com as responsabilidades na empresa ou nelas interferir.
Buscar oportunidades para participar de atividades de interesse da comunidade em que atua.
Buscamos a preservação ambiental nos projetos dos quais participamos, por entendermos que a vida depende diretamente da qualidade do meio ambiente por isso:
Assegurar o cumprimento de todas as leis, diretrizes e regulamentos relacionados à saúde e a segurança no local de trabalho, compreendido por todos os ambientes onde a produção ou o trabalho sejam executados, e a implementação das alterações instituídas pela legislação especifica.
Os colaboradores, dirigentes, temporários e prestadores de serviços internos não devem exercer atividades ou se engajar em organizações que comprometam sua dedicação ou dos demais colaboradores ao trabalho, nem adotar comportamento que gere conflito de interesses com suas responsabilidades e atribuições.
Não devem, também, atuar em qualquer outro segmento cujas atribuições possam, de alguma forma, comprometer a integridade, a confidencialidade e a segurança da empresa.
Presentes, brindes e gratificações acima de R$ 100,00 recebidos por colaboradores em decorrência da função ou cargo ocupado, devem ser sorteados entre os colaboradores da equipe - coordenação, gerência ou diretoria - que o recebeu.
Presentes, brindes e gratificações oferecidos a clientes, a Krafoam se compromete a respeitar o valor máximo estipulado pela Política do mesmo. Não havendo políticas por parte do cliente que limite o recebimento de presentes, brindes e gratificações, o limite máximo oferecido pela Krafoam para presentear, brindar ou gratificar seus clientes é de R$ 250,00.
Informação é um dos principais ativos da empresa. Cada integrante da Corporação é responsável por assegurar que as informações sejam completas, exatas e confidenciais quando não autorizadas para divulgação.
Manter rigorosa confidencialidade de informações sobre a empresa, os clientes e os demais integrantes seja estas relacionadas a negócios, registros, operações ou notícias. São vedadas quaisquer declarações externas sem expressa autorização da Diretoria.
Informações à mídia serão feitas somente com autorização da Diretoria e por empresa de comunicação contratada para esse fim. Esta conduta esta descrita no “Termo de Confidencialidade de Informações”, assinado por todos os colaboradores.
É vedada a utilização de informações privilegiadas em benefício próprio ou de terceiros.
Todos aqueles que acessem, portem, leiam e aprovem documentos com informações privilegiadas devem manter o mais alto nível de zelo e confidencialidade em relação aos conteúdos.
Não deixar essas informações expostas e guardá-las de forma adequada e discreta.
As relações no ambiente de trabalho devem pautar-se pela conduta compatível com os valores da empresa, a busca por resultados, a cortesia, o respeito, a honestidade, a imparcialidade e a igualdade no relacionamento com clientes, concorrentes, fornecedores e público em geral.
Assegurar o direito e o dever de exposição de opinião como contribuição, não sendo aceitas condutas restritivas bem como privilégios ou preconceitos de qualquer tipo.
É fundamental reconhecer o mérito de cada um e propiciar igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional existentes, segundo as características, competências e contribuições de cada funcionário. Não é admitida nenhuma decisão que afete a carreira ou o desenvolvimento profissional de pessoas baseada apenas em preferências pessoais.
Situações anormais, atos suspeitos ou transgressões comunicadas serão avaliados cuidadosamente, mesmo que não causem prejuízos tangíveis à empresa. Serão tratados de forma pontual e, de acordo com a sua gravidade, poderão ser aplicadas medidas corretivas.
Não serão aceitas retaliações às pessoas que, de boa-fé, comunicarem atos suspeitos, desvio de conduta e o não cumprimento a procedimentos e/ou normas internas ou externas.
A empresa manterá um Comitê de Ética e Conduta que deliberará sobre o esclarecimento de dúvidas com relação ao texto da presente Política e, quando acionado, definirá se há ou não violação das diretrizes.
Nenhum colaborador sofrera qualquer tipo de represália em caso de denuncia de situações que envolvam conduta e ética.
O e-mail: etica@krafoam.com.br é um canal aberto para e esta a disposição para receber denuncias ou pelo telefone: (19) 3902-4060 com Cristina Cavallaro - Diretora
O Comitê de Ética e Conduta será composto por, no mínimo, quatro integrantes que ocupem cargos de diretoria, gerência ou supervisão.
Os colaboradores, dirigentes, temporários e prestadores de serviços internos que violarem a Política de Ética, Conduta e Responsabilidade Socioambiental ou a sua essência ficarão sujeitos a ações disciplinares aplicáveis, conforme disposto em normas internas, na legislação civil, penal e trabalhista.
A presente Política de Ética, Conduta e Responsabilidade Socioambiental vigorarão por tempo indeterminado, cabendo a Direção zelar pela sua divulgação e sua atualização.
As diretrizes e orientações contidas nesta Política serão levadas ao conhecimento de todos os colaboradores, dirigentes, temporários e prestadores de serviço interno da empresa.
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