Política de Ética e Conduta

O nosso maior patrimônio está na relação de confiança que estabelecemos com diversos públicos de interesse - nossos clientes, colaboradores, prestadores de serviço e a comunidade em geral. Portanto, é nosso compromisso preservá-lo e retribuir a credibilidade que nos é depositada.

Em nossos relacionamentos refletimos os valores individuais, o conceito de sustentabilidade como o eixo de sua estratégia de negócios e como fator de transformação da sociedade. Através de métodos que garantam a qualidade, produtividade e competividade com responsabilidade e harmonia com o meio ambiente para que possamos estar alinhados aos valores do Grupo Krafoam, fez-se necessária à construção desta Política que constitui um guia para a realização de qualquer ação, um texto de referência para as decisões que tomamos, desde as mais simples até as mais estratégicas.

A Política de Ética, Conduta e Responsabilidade Socioambiental está fundamentada em nossa Missão, Filosofia e Visão de futuro e traz um conjunto de diretrizes e comportamentos esperados que apontem um horizonte para o qual queremos caminhar juntos. A Política define rumos e qualifica as práticas desejadas e mais adequadas, considerando a nossa vocação. Nossas decisões e ações produzem efeitos sobre todos aqueles que mantêm relações conosco. Por este motivo, quero ressaltar o nosso compromisso com as definições contidas na Política e reforçar a disponibilidade da sua liderança e de toda a diretoria para debater o conteúdo e esclarecer suas dúvidas.

Boa leitura!

Maria Cristina Dezopi Cavallaro
Presidente executivo

Objetivo

Esta política objetiva formalizar os padrões adotados referentes ao Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Ética e trazer orientações gerais de conduta a todos os colaboradores, dirigentes, temporários e prestadores de serviços do Grupo Krafoam.

Política

A Política de Ética, Conduta e Responsabilidade Socioambiental, são orientadas e está fundamentada na Missão e na Filosofia Empresarial do Grupo Krafoam.

Política de ética, conduta e responsabilidade socioambiental

Em nossos relacionamentos refletimos os valores individuais, o conceito de sustentabilidade como o eixo de sua estratégia de negócios e como fator de transformação da sociedade. Através de métodos que garantam a qualidade, produtividade e competividade com responsabilidade e harmonia como o meio ambiente, assumindo o compromisso com os seguintes princípios:

Manter a liderança Nacional no abastecimento de acolchoamento em Polietileno, atuando na prevenção da poluição, dos impactos ambientais e sociais, da segurança e saúde ocupacional e minimizando os riscos do negocio; Atendimento a requisitos legais e outros requisitos contidos em normas Ambientais, de Saúde, Segurança do Trabalho e Prevenção contra Incêndios e Emergência e os demais requisitos contidos nesta política;

Assumir o compromisso de contribuir com a melhoria da condição humana, articulando colaboradores, comunidades, fornecedores e clientes a não utilizarem trabalho infantil ou forçado, não aplicar praticas disciplinares abusivas, respeitando os direitos de associação sindical e negociação coletiva e eliminado a existência de qualquer tipo de discriminação colaborando com a obtenção de uma sociedade justa em equilíbrio com o ambiente de forma sustentável e solidaria.

Capacitação contínua de seus colaboradores de todos os níveis para o entendimento da importância de atitudes e papel a ser desempenhado quanto à preservação do Meio Ambiente, à Segurança e à Saúde no Trabalho, Ética e Conduta.

Provimento de ferramentas e canais de comunicação entre a Krafoam e partes interessadas, no que se refere a aspectos de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Ética e Conduta.

Abrangência

Colaboradores, dirigentes, funcionários temporários, fornecedores e prestadores de serviços internos da Krafoam.

Missão

Assumir postura clara e objetiva em relação aos produtos oferecidos no sentido de garantir qualidade e agilidade com atendimento aos clientes a custos competitivos.

Filosofia Empresarial

O Grupo Krafoam é o conjunto de pessoas formado por seus colaboradores, dirigentes e prestadores de serviços, que se orienta e se responsabiliza pelos seguintes valores, e papel a ser desempenhado quanto à preservação do meio ambiente, à segurança e à saúde no trabalho, ética e conduta:

  • Cooperação, trabalho, sinceridade e justiça são nossos valores fundamentais;
  • Colaboradores, dirigentes e prestadores de serviços são interdependentes, devendo lutar uns pelos outros;
  • A concórdia interna e externa deve ser alcançada por meio de princípios éticos;
  • O diálogo e a participação têm como objetivo estimular idéias e não atingir pessoas;
  • Todos têm o direito e o dever de expor sua opinião como contribuição, dentro de uma conduta igualitária e ética;
  • A busca da perfeição exige humildade, determinação e paciência;
  • O trabalho deve ser visto como carreira e não como ocupação;
  • A dedicação é um atributo muito especial e que destaca as pessoas;
  • Postura de simplicidade, sem personalismo;
  • É nossa a responsabilidade pela manutenção de uma administração simples, flexível, ágil e integrada;
  • Não se beneficiar da função para vantagens pessoais;
  • Criar oportunidades de trabalho produtivo e preparar sucessores capazes;
  • Buscar o desenvolvimento e a realização dos colaboradores e prestadores de serviços;
  • Concretização das normas de segurança da empresa e das específicas do seu departamento.
  • Fazer com que a prevenção de acidentes esteja em todas as atribuições e nas áreas da organização;
  • Conduzir seus negócios e atividades com responsabilidade social e ambiental;
  • Garantir produtos e serviços adequados às expectativas de seus clientes e à legislação ambiental;
  • Erros acontecem e devem ser corrigidos de imediato, com o sentido de oportunidade para melhoria e crescimento;
  • Investigar todo acidente ocorrido, mesmo que for sem gravidade e tomar as medidas necessárias para evitar a reincidência do acidente;
  • Incentivar seus colaboradores em todos os níveis a apresentarem sugestões para melhoria das condições de trabalho, procurando colocá-las em prática;
  • Maximizar seus benefícios, nas dimensões econômica, social, ambiental e minimizando seus impactos adversos.

Diretrizes

A aplicação desta Política não distingue área, nível hierárquico ou tipo de relação com a empresa e objetiva estabelecer os princípios para preservação do meio ambiente, à segurança e à saúde no trabalho, ética e conduta que devem orientar as relações internas e externas.

Política de etica, conduta e responsabilidade socioambiental

Responsabilidade dos líderes

Os líderes, especialmente pela dedicação do seu tempo, de sua presença, pela sua experiência e, sobretudo, pelo seu exemplo, têm o dever de contribuir para que seus liderados cumpram integralmente esta Política, devendo:

  • Divulgar aos liderados o seu conteúdo, evitando que seja cometida violação por falta de informações.
  • Identificar as possíveis ocorrências do descumprimento da Política e escalar ao seu superior hierárquico.
  • Tratar as situações de violações da Política observando a filosofia empresarial e preservando os negócios da empresa. Se necessário, levá-las aos responsáveis pelo departamento de Meio Ambiente Saúde e Segurança do Trabalho e/ou o Comitê de Ética e Conduta.
  • A integridade profissional, pessoal

    Não colocar em risco a segurança e a integridade do grupo abrangido por esta Política ou da empresa. É fundamental que as atitudes e comportamentos reflitam a integridade pessoal e profissional.

    Não ser omisso, nem conivente com atitudes reprováveis. Em caso de dúvidas quanto à conduta e/ou a procedimentos a ser observada ou adotada, buscar orientação com seu superior hierárquico ou a Diretoria.

    Relação com os clientes

    O cliente satisfeito é um dos fundamentos do Grupo Krafoam. Portanto, é princípio de atuação empresarial servir o cliente, com ênfase na qualidade, na produtividade e na inovação de produtos e serviços, colaborando com a obtenção de uma sociedade justa em equilíbrio com o ambiente de forma sustentável e solidaria.

    Os clientes devem ser atendidos com genuíno interesse e eficácia, sendo-lhes oferecidas soluções claras, precisas e transparentes.

    Os clientes devem obter respostas, ainda que negativas, às suas solicitações de forma adequada e no prazo esperado.

    Relação com os concorrentes

    O Grupo Krafoam respeita seus concorrentes e trabalha pela proteção e desenvolvimento dos mercados em que atua.

    Assim, não devem ser feitas declarações verbais ou escritas que possam afetar a imagem dos concorrentes, pois eles devem ser tratados com o respeito com que esperamos ser tratados.

    É expressamente proibido fornecer a quaisquer terceiros informações estratégicas do Grupo Krafoam confidenciais ou, sob qualquer outra forma, prejudiciais aos negócios.

    Relação com os prestadores de serviços

    O Grupo Krafoam respeita seus prestadores de serviços e trabalha em parceria com eles sempre visando à obtenção de uma sociedade justa em equilíbrio com o ambiente de forma sustentável e solidaria e pelo desenvolvimento dos mercados nos quais atuam.

    Assim, não devem ser feitas declarações verbais ou escritas que possam afetar a imagem dos prestadores de serviços ou a eles causar danos financeiros, operacionais ou de outras ordens, e os mesmos se coprometem em atender de maneira integral todo o conteúdo desta Política.

    Conformidade

    Atendimento a requisitos legais e outros requisitos contidos em normas Ambientais, de Saúde, Segurança do Trabalho e Prevenção contra Incêndios e Emergência e os demais requisitos contidos nesta política;

    A conformidade com as leis se estende aos direitos autorais, não sendo permitido utilizar cópias ilegais ou publicações de qualquer gênero para uso pessoal ou profissional na empresa.

    Buscar proteger a empresa de ser vítima ou envolvida em atos antiéticos ou ilícitos de qualquer natureza, cooperando na comunicação de suspeitas ao superior imediato ou a Diretoria.

    Fraudes

    Fraudes praticadas no âmbito da empresa serão tratadas com rigor da Lei.

    Conflito de interesses

    Os conflitos de interesses ocorrem quando um integrante da empresa influencia ou pode influenciar uma decisão que resulte ou possa resultar em ganho pessoal, direto ou indireto, para si, membros de sua família ou quaisquer terceiros.

    Quando um integrante da empresa deixa de cumprir procedimentos descritos pela empresa quanto à prevenção de riscos ambientais e saúde e segurança, pondo em risco as atividades da empresa por um não cumprimento aos requisitos legais.

    Constatada a existência de potencial conflito de interesse, os envolvidos deverão antecipadamente informar seu superior imediato para que estabeleça com a Diretoria o ajuste mais adequado para situação.

    Voluntariado

    O voluntariado deve ser praticado em consonância com os valores pessoais, não podendo se confundir com as responsabilidades na empresa ou nelas interferir.

    Buscar oportunidades para participar de atividades de interesse da comunidade em que atua.

    Conduta e Ética

    Exemplos esperada

    • Abster-se de usar a posição hierárquica, os recursos, as informações ou a reputação da empresa para obter vantagens pessoais ou para terceiros, direta ou indiretamente;
    • Não realizar atividades, nem permitir influências externas que entrem em conflito ou prejudiquem o desempenho das atividades profissionais ou o alcance dos objetivos da empresa;
    • Tomar decisões imparcialmente, sem se influenciar por interesses ou preferências pessoais;
    • Abster-se de influenciar ou opinar em casos nos quais não seja possível isenção, evitando assim situações conflitantes;
    • Quando constatados relacionamentos com potencial para gerar conflito de interesses, os líderes devem avaliar a situação e efetuar os ajustes necessários.

    Práticas Ambientais

    Buscamos a preservação ambiental nos projetos dos quais participamos, por entendermos que a vida depende diretamente da qualidade do meio ambiente por isso:

    • Utilizar de técnicas disponíveis, e assumir o compromisso contínuo com a melhoria do desempenho ambiental e a redução de desperdício;
    • Cumprir toda legislação ambiental, regulamentos e leis locais que visem à proteção ao meio ambiente;
    • Ter um processo que assegure sua conformidade com os regulamentos locais, incluindo aqueles que se relacionam a manipulação, reciclagem, eliminação e disposição de materiais perigosos;
    • Ter dentro da organização uma pessoa que se responsabilize com a conformidade da empresa em relação a questões ambientais;
    • Trabalhar ativamente para melhorar o meio ambiente e proativamente desenvolver qualquer iniciativa que proporcione tal melhoria;
    • Reduzir a entrada e saída de materiais, reduzindo o uso de recursos naturais, incluindo reuso, reciclagem e economia na utilização de energia elétrica, água, gás e matérias primas diversas.

    Saúde e Segurança

    Assegurar o cumprimento de todas as leis, diretrizes e regulamentos relacionados à saúde e a segurança no local de trabalho, compreendido por todos os ambientes onde a produção ou o trabalho sejam executados, e a implementação das alterações instituídas pela legislação especifica.

    Atividades Comerciais e Políticas

    Os colaboradores, dirigentes, temporários e prestadores de serviços internos não devem exercer atividades ou se engajar em organizações que comprometam sua dedicação ou dos demais colaboradores ao trabalho, nem adotar comportamento que gere conflito de interesses com suas responsabilidades e atribuições.

    Não devem, também, atuar em qualquer outro segmento cujas atribuições possam, de alguma forma, comprometer a integridade, a confidencialidade e a segurança da empresa.

    Liberalidades

    Presentes, brindes e gratificações acima de R$ 100,00 recebidos por colaboradores em decorrência da função ou cargo ocupado, devem ser sorteados entre os colaboradores da equipe - coordenação, gerência ou diretoria - que o recebeu.

    Presentes, brindes e gratificações oferecidos a clientes, a Krafoam se compromete a respeitar o valor máximo estipulado pela Política do mesmo. Não havendo políticas por parte do cliente que limite o recebimento de presentes, brindes e gratificações, o limite máximo oferecido pela Krafoam para presentear, brindar ou gratificar seus clientes é de R$ 250,00.

    Proteção das Informações

    Informação é um dos principais ativos da empresa. Cada integrante da Corporação é responsável por assegurar que as informações sejam completas, exatas e confidenciais quando não autorizadas para divulgação.

    Manter rigorosa confidencialidade de informações sobre a empresa, os clientes e os demais integrantes seja estas relacionadas a negócios, registros, operações ou notícias. São vedadas quaisquer declarações externas sem expressa autorização da Diretoria.

    Informações à mídia serão feitas somente com autorização da Diretoria e por empresa de comunicação contratada para esse fim. Esta conduta esta descrita no “Termo de Confidencialidade de Informações”, assinado por todos os colaboradores.

    Informações Privilegiadas e confidencialidade

    É vedada a utilização de informações privilegiadas em benefício próprio ou de terceiros.

    Todos aqueles que acessem, portem, leiam e aprovem documentos com informações privilegiadas devem manter o mais alto nível de zelo e confidencialidade em relação aos conteúdos.

    Não deixar essas informações expostas e guardá-las de forma adequada e discreta.

    Relações no Ambiente de Trabalho

    As relações no ambiente de trabalho devem pautar-se pela conduta compatível com os valores da empresa, a busca por resultados, a cortesia, o respeito, a honestidade, a imparcialidade e a igualdade no relacionamento com clientes, concorrentes, fornecedores e público em geral.

    Assegurar o direito e o dever de exposição de opinião como contribuição, não sendo aceitas condutas restritivas bem como privilégios ou preconceitos de qualquer tipo.

    É fundamental reconhecer o mérito de cada um e propiciar igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional existentes, segundo as características, competências e contribuições de cada funcionário. Não é admitida nenhuma decisão que afete a carreira ou o desenvolvimento profissional de pessoas baseada apenas em preferências pessoais.

    Comunicações recebidads e seu tratamento

    Situações anormais, atos suspeitos ou transgressões comunicadas serão avaliados cuidadosamente, mesmo que não causem prejuízos tangíveis à empresa. Serão tratados de forma pontual e, de acordo com a sua gravidade, poderão ser aplicadas medidas corretivas.

    Não serão aceitas retaliações às pessoas que, de boa-fé, comunicarem atos suspeitos, desvio de conduta e o não cumprimento a procedimentos e/ou normas internas ou externas.

    Comitê de Ética e Conduta

    A empresa manterá um Comitê de Ética e Conduta que deliberará sobre o esclarecimento de dúvidas com relação ao texto da presente Política e, quando acionado, definirá se há ou não violação das diretrizes.

    Nenhum colaborador sofrera qualquer tipo de represália em caso de denuncia de situações que envolvam conduta e ética.

    O e-mail: etica@krafoam.com.br é um canal aberto para e esta a disposição para receber denuncias ou pelo telefone: (19) 3902-4060 com Cristina Cavallaro - Diretora

    O Comitê de Ética e Conduta será composto por, no mínimo, quatro integrantes que ocupem cargos de diretoria, gerência ou supervisão.

    Violações

    Os colaboradores, dirigentes, temporários e prestadores de serviços internos que violarem a Política de Ética, Conduta e Responsabilidade Socioambiental ou a sua essência ficarão sujeitos a ações disciplinares aplicáveis, conforme disposto em normas internas, na legislação civil, penal e trabalhista.

    Disposições Gerais

    A presente Política de Ética, Conduta e Responsabilidade Socioambiental vigorarão por tempo indeterminado, cabendo a Direção zelar pela sua divulgação e sua atualização.

    As diretrizes e orientações contidas nesta Política serão levadas ao conhecimento de todos os colaboradores, dirigentes, temporários e prestadores de serviço interno da empresa.

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